top of page
Foto do escritorIngrid Krieger

Bebê com a língua presa?



A língua é um órgão que participa ativamente e de modo essencial das funções de sucção, deglutição, mastigação e fala. Ela possui uma pequena prega que a conecta ao assoalho da boca, conhecida por freio lingual.



No recém-nascido o freio lingual participa ativamente da sucção na amamentação, e quando este se apresenta encurtado (anquiloglossia / língua presa), ocorre uma limitação no movimento de sucção, impossibilitando a compressão do mamilo materno.



O diagnóstico é simples e muito importante para a saúde e bem-estar do bebê e da mãe, sendo realizado por meio de exame clínico intrabucal.


A frenotomia deve ser realizada sempre que necessário nos primeiros meses de vida do bebê, pois esse procedimento proporciona melhora da mobilidade e postura da língua, facilita a amamentação e a correta articulação dos sons da fala da criança em seu desenvolvimento.


Se o procedimento não for realizado quando bebê, pode ser necessário fazer posteriormente. Muitas vezes a língua presa é diagnosticada quando a criança vai em sua primeira consulta ao Dentista ou está na fase de alfabetização, pois é observado a dificuldade em pronunciar algumas palavras corretamente.


Nesse caso, quando temos o diagnóstico tardio, contamos com o acompanhamento do Fonoaudiólogo, para que a criança consiga fazer os exercícios necessários para fortalecer a musculatura da língua, auxiliar no seu posicionamento correto e na pronúncia das palavras.



Dra Ingrid Krieger Harada

Odontologia Estética e Dor Orofacial



Comments


bottom of page