Exposição excessiva ao sol e uso de tabaco são hábitos que aumentam os riscos para esse tipo de doença. O câncer de lábio é um tipo de câncer de boca que muitas vezes pode passar despercebido, mas merece atenção para que o diagnóstico seja feito o quanto antes e, também, para que o tratamento seja iniciado rapidamente , pois assim há menos riscos de que ele afete outras partes do corpo. Consultas regulares com o cirurgião-dentista e cuidados básicos de proteção podem ajudar na prevenção desta doença.
Esse tipo de câncer tem como um dos fatores causadores a exposição à radiação ultravioleta (UV), que vem principalmente da luz solar. Outros hábitos que podem causar o câncer labial são o uso de tabaco e o consumo de álcool.
O câncer de boca pode aparecer em lábio, gengiva, bochechas, palato (céu da boca), língua e assoalho da bucal.
DE ACORDO COM O DOCUMENTO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, "ESTIMATIVA 2023 - INCIDÊNCIA DE CÂNCER NO BRASIL", O NÚMERO ESTIMADO DE NOVOS CASOS DE CÂNCER DA CAVIDADE ORAL PARA O PAÍS, PARA CADA ANO DO TRIÊNIO DE 2023 A 2025, É DE 15.100 CASOS, CORRESPONDENDO AO RISCO ESTIMADO DE 6,99 POR 100 MIL HABITANTES, SENDO 10.900 EM HOMENS E 4.200 EM MULHERES. ESSES VALORES CORRESPONDEM A UM RISCO ESTIMADO DE 10,30 CASOS NOVOS A CADA 100 MIL HOMENS E 3,83 A CADA 100 MIL MULHERES.
Sintomas do câncer de lábio:
Em estágios iniciais é assintomático, mas em outros casos costuma causar dor.
Alguns dos sintomas identificáveis do câncer de lábio são:
Manchas vermelhas nos lábios que formam crostas e coçam ou sangram;
Manchas brancas;
Nódulos endurecidos ou caroços parecidos com verrugas;
Feridas abertas que não cicatrizam.
Estar atento a esses sintomas é a melhor forma de identificar a doença. Lembrando que cuidados como consultas periódicas com dentistas, evitar exposição ao sol e usar protetor solar diariamente devem ser seguidos com rigor.
(Revista do CROSP - Junho 2024)
Dra Ingrid Krieger Harada
Odontologia Estética e Dor Orofacial
Comments